domingo, 16 de novembro de 2014

Menestréis - 12



Conselhos e Truques 

   Em poucas horas o sol iria embora, e Olívia teve medo de uivos que estavam cada vez mais próximos. Mas não pareciam uivos de lobo, eram suaves. Olívia parou para ouvir passos se aproximando.

   - Uma mulher! Está perdida? Disse a Raposinha.

   Olívia não duvidaria de mais nada, agora encontrara uma raposa falante, uma raposinha jovem de pelo vermelho, o único animal que não era azul naquela paisagem.

   - Sou Olívia Dríniel, de Árane. Estou tentando encontrar o caminho para Tílitris.

   - Venha comigo, posso ajudar, disse a Raposinha.

   E a Raposinha levou Olívia até a Raposa Velha, que disse:

   - Então uma árane quer ir a Tílitris. E um tílitris quer salvar o seu soberano. Por que vocês insistem em achar que a única passagem pelas montanhas é o Portão do Mandingueiro Búfalo¿ É preciso esperteza, é possível passar por muitos outros lugares, inclusive seguindo o curso das Forquilhas.
Estavam todos ali, o Menestrel estava curioso, não conhecia nenhum árane, mas sabia como os áranes eram importantes para Tílitris no passado, e em como a separação desses países havia sido a ruína de seu povo. E declamou baixinho:
Por lá, quem não sabia entendia,
Aprendiz opinava.
Esse mundo vive cheio
De falsa filosofia,
Quem não presta finge ser bom,
Quem é bom não tem valia.

   Olívia estava maravilhada com a beleza da pelagem das raposas, todas vermelhas, mas a Raposa Velha era ainda mais bela, pois havia pelos dourados em suas orelhas, patas e rabo. Era um belo contraste com o azul e a terra brilhava como nunca.

   A Raposa Velha pensou por alguns minutos, e ouviu Olívia, que explicou os motivos pelos quais estava indo para Tílitris. E Olívia disse:

   - A senhora disse que o tílitris quer salvar seu soberano... o que aconteceu com Feltris. E foi o momento de o Menestrel explicar os motivos pelos quais ele estava ali. Ambos os países vinham sofrendo nas mãos de opressores.

   A Raposa Velha os aconselhou a seguirem juntos para o Mirante dos Dragões em busca de Feltris, e o Menestrel disse que após conseguirem derrotar o Alquimista, ele ajudaria Árane. Olívia concordou, e temeu os conflitos que os aguardavam.

   - Vou ensinar alguns truques de esperteza, para ajudá-los em sua jornada. Disse a Raposa Velha, que os explicou como encontrarem saídas para situações de risco.

   À noite, as raposas acenderam uma grande fogueira, iluminando a floresta, que ficava multicor com tanto brilho. As raposas uivavam e cantavam, e o Menestrel tocava batuques e sua gaita, declamava repentes, sempre pulando e dançando, alegre.

Essa vida fica boa
Quando alguém sabe cantar
Mas fica melhor ainda
Quando alguém sabe escutar!

O Menestrel sabia como liderar uma festa. Olívia se sentiu feliz como quando estava com os Ciganos, o cego Menestrel se parecia muito com eles, até nas roupas coloridas que usava.

~

Daniela Ortega

Nenhum comentário:

Postar um comentário